Em Sergipe, mais de 60% das famílias têm dívidas

DÍVIDAS-1Em Sergipe, 67,2% de famílias estão endividadas. O índice é da Pesquisa de Endividamento e Intenção de Consumo (PIEC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).



De acordo com os dados apurados pela pesquisa feita com mil pessoas na capital e interior de Sergipe, o número de sergipanos endividados em junho de 2015 recuou 17,2% em comparação ao ano de 2016, o que significa que mais de 50 mil famílias deixaram a condição de endividamento. Em 2016, o número de famílias sergipanas endividadas era de 84,4%.

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, destacou que a redução do número de endividado é um sinal de recuperação da economia sergipana. Segundo ele, a crise econômica afetou o povo sergipano de maneira que chegamos a quase 90% da população possuindo algum tipo de dívida. “Esse quadro estava muito preocupante”, falou.

A liberação de saque dos recursos das contas inativas do FGTS, além da redução da inflação acumulada de itens básicos, como alimentação, higiene pessoal e vestuário, influenciaram positivamente na recuperação da capacidade de endividamento das famílias. Em outra vertente da mesma pesquisa, as famílias apontam elevação na intenção de consumo.