A insegurança toma assento nos ônibus da Grande Aracaju

FOTO_ANDRE MOREIRA (6)Entre janeiro e junho deste ano, a Secretaria de Segurança Pública registrou 539 ocorrências de roubos a ônibus. O número é bem menor do registrado no mesmo período de 2016 (1.049), mas ainda é alto e assusta a população que utiliza o transporte coletivo. De acordo com a SSP, a redução é derivada do trabalho integrado entre as polícias civil e militar, a Guarda Municipal de Aracaju, a SMTT e o Sindicato dos Rodoviários.

“Todos esses segmentos tiveram a sua parcela de participação, porque passa pelo patrulhamento nos terminais, pela melhoria da qualidade de imagem das câmeras dos veículos, na questão das abordagens e das investigações para combater essas ações”, disse  Comandante do Policiamento Militar da Capital, CPMC,coronel Vivaldy Cabral,

Mas diante dos números, a população precisa estar atenta. O comando da Polícia Militar deu as dicas de como se precaver:

1 – Nas viagens ou enquanto espera o ônibus, evite ostentar equipamentos caros como smartphones e tablets

2 – Esteja sempre atento a quem entra ou está nos ônibus

3 – Ao perceber algo estranho, desça do veículo e, se puder, ligue imediatamente para o 190.

4 – Tenha em seu smartphone o aplicativo Disque Denúncia 181 e, em casos suspeitos, passe a mensagem com o número da linha do ônibus e o local em que se encontra.

5 – Evite ficar isolado nos terminais de integração e, especialmente, nos pontos de ônibus.