Prefeitura oferta tratamento para parar de fumar

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no conjunto Augusto Franco, existe um serviço que ajuda o fumante a parar de fumar. Para ter acesso basta ir ao local com o cartão do SUS e um documento de identificação. Não precisa de encaminhamento médico e o serviço é ofertado de segunda a sexta-feira à tarde. Uma outra opção fica no Hospital Universitário (HU). Nos dois locais, o serviço é totalmente gratuito.



Inicialmente, o fumante é atendido por uma das quatro especialidades de profissionais que compõem a equipe (pneumologista, enfermeira, psicóloga e assistente social) para uma entrevista motivacional. A partir disso, a pessoa é inserida ao programa e aguarda a formação de grupos de atendimento, que possuem uma média de 15 participantes.

O tratamento dura um ano. Na primeira fase as reuniões são semanais, num total de oito. Em seguida, os encontros da fase chamada de manutenção passam a ocorrer mensalmente. Todos os pacientes contam com o apoio da medicação oferecida pelo programa.