Conservatório de Música abre inscrições para cursos de banda e orquestra



A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Conservatório de Música de Sergipe (CMS), abriu processo seletivo para oficinas preparatórias dos cursos de formação em Banda e Orquestra. As inscrições podem ser feitas no período de 10 a 12 de julho de 2017, através do site www.seed.se.gov.br.

Serão oferecidos os cursos de canto popular, flauta, teclado, contrabaixo elétrico, guitarra, trompa, tuba, acordeão, trompete, trombone, violoncelo e clarinete.

Segundo o diretor do CMS, professor Heitor Mendonça, o processo de seleção 2017 para as oficinas tem como objetivo, aferir competências e habilidades elementares dos candidatos, no que se refere ao conhecimento básico da teoria musical, de um instrumento, canto popular ou erudito e o desenvolvimento da percepção musical.

Além do curso técnico em Canto e em Instrumento, o Conservatório de Música de Sergipe oferta cursos de formação de Músico de Banda e formação de Músico de Orquestra nos níveis iniciante e intermediário, com diversas habilidades.

Requisitos – Poderão se inscrever no processo seletivo, os cidadãos brasileiros ou estrangeiros que possuam visto de residência permanente ou temporária no Brasil; os candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental, ou inscrição equivalente, até o ano de 2017 e os candidatos que tenham conhecimento básico em instrumento ou técnica vocal, teoria e percepção musical.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas, exclusivamente, no site da Secretaria de Estado da Educação e ocorrerão a partir das 9h do dia 10 de julho de 2017 até às 18h do dia 12 de julho de 2017, observando o horário local.

Matrículas – A matrícula dos aprovados ocorrerá no período de 26 a 28 de julho de 2017, nos turnos manhã, tarde e noite, das 8h às 20h. No ato da matrícula o candidato aprovado deverá apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade (cópia), CPF (cópia), comprovante de residência (cópia), três fotos ¾ e declaração da escola ou certificado de conclusão de escolaridade (cópia).

Prova de teoria e percepção musical – Na prova de Teoria e Percepção Musical o candidato será avaliado sobre conceitos básicos da música e aplicação destes.

A prova de Teoria e Percepção Musical abrange os seguintes conteúdos: leitura nas claves de sol e fá; valores rítmicos (figuras e pausas); regras de notação e gráfica musical; compassos simples; unidades de tempo e de compasso; intervalos musicais; graus conjuntos e graus disjuntos; sinais de andamento, dinâmica e expressão; sinais de repetição.

Audições – As peças deverão ser executadas no instrumento musical, conforme inscrição. Cada candidato deverá executar dois (2) temas de livre escolha. Leituras à Primeira Vista.

Vagas

Canto Popular –  manhã (03), tarde (03) e noite (03)

Flauta – tarde (03) e noite (09)

Teclado – manhã (03) e tarde (12)

Contrabaixo elétrico – manhã (03), tarde (06) e noite (06)

Guitarra- manhã (03), tarde (06) e noite (03)

Trompa – tarde (03) e noite (03)

Acordeão –  manhã (09), tarde (06) e noite (09)

Trompete – manhã (09), tarde (09) e noite (06)

Trombone – manhã (06), tarde (03) e noite (09)

Violoncelo – tarde (03)

Clarinete – tarde (09) e noite (09)