Sessenta padarias disputam título de melhor pão Jacó



Sessenta padarias disputam nesse domingo, 9, o título de melhor pão Jacó do Estado. A premiação é parte da programação pelo Dia 8 de julho, Dia do Padeiro. A festa é organizada pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe (Sindipan/SE), que realiza neste mesmo dia, a 3ª edição da Exposição de Produtos de Padaria (Expopan), no Complexo Esportivo Sesi em Aracaju.

A Expopan estimula a melhoria da qualidade dos produtos de panificação, com a realização prévia da “Campanha de melhoria da qualidade do pão francês”, que avalia amostras de produtos de padarias inscritas. Após avaliação, um laudo técnico apresenta  pontos fortes e oportunidades de melhoria tanto para o produto quanto para a empresa.

A comissão organizadora avalia prazo de entrega, horário e modo de preparo do “pão Jacó”. Das 60 panificações inscritas, três serão premiadas no evento: o primeiro lugar receberá 20 quilos de farinha de trigo; o segundo 15 quilos; e o terceiro 10 quilos. Além da panificação, o padeiro responsável pela produção também será premiado. O primeiro colocado recebe um notebook, o segundo ganha um tablet e o terceiro, uma bicicleta.

A comissão julgadora é formada por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE), Sindipa/SE, empresa Motrisa (Farinhas Sarandi) e Universidade Tiradentes (Unit). Além dos panificadores inscritos no evento, fornecedores, autoridades e imprensa são alguns dos convidados.