Dez dicas de como não se dar mal em um assalto a busão



Os órgãos de segurança mostram que  entre janeiro a junho deste ano os assaltos a ônibus diminuíram 48,6% em relação ao mesmo período de 2016. Foram 539 ocorrências este ano, contra 1049 no ano passado. Houve redução, mas o número ainda é alto e o Almanaque do Busão foi atrás de dicas de como se precaver dessas ocorrências que costumam deixar marcas profundas nas vítimas.

O Busão ouviu a Polícia Militar, os rodoviários e a Segurança Pública do Estado e relacionou as dicas passadas por esses especialistas. Confira:

01 – Sem ostentação – Nas viagens, ou enquanto espera o busão, evite ostentar equipamentos caros, como smartphones e tablets. Evite, também tênis, casacos, bonés, mochilas e jaquetas caras. Joias no busão, nem pensar!

02 – Sempre alerta – Esteja sempre atento a quem entra e sai do ônibus. Em caso de suspeita, desça imediatamente e telefone para o 190.

03 – Longe do empurra-empurra – Não tenha pressa ao subir no ônibus em caso de muita gente. Evite o empurra-empurra. Os bandidos costumam se aproveitar desse momento.

04 – Sem isolamento – Se é para correr das aglomerações, corra, também, dos locais pouco iluminados ou vazios.

05 – Evite o fundão – Se você é daqueles estudantes que sentam, ou sentavam no fundo da sala, esqueça o fundão dos ônibus. Geralmente, os ataques, de todos os tipos, acontecem nesse local, distante dos olhares do motorista e cobrador.

06 – Prefira os assentos da frente –  Normalmente os assaltos acontecem depois da catraca e há uma lógica nisso, explicam os especialistas: os passageiros que estão nessa parte do busão são idosos, que, normalmente não carregam consigo aparelhos de telefone celular “pancadão”, os preferidos dos assaltantes.

07 – Permita-se ser filmado – Observe o raio de alcance das câmeras de segurança e fique nessa área. Os criminosos sabem direitinho onde elas alcançam e evitam atacar nesses locais.

08 – Locais estratégicos – Outro local estratégico que deve ser evitado são aqueles muito perto das portas. Os ladrões entram e saem fácil nessas áreas.

09 – Aplicativo – Use o aplicativo  CittaMobi de itinerário e horário do transporte público no celular. Foi lançado em setembro do ano passado e está disponível no PlayStore ou Apple Store.

10 – Disque-Denúncia 181 – Lançado em julho do ano passado, o app Disque Denúncia 181 está disponível no Play Store e tem sido um excelente aliado da polícia no combate ao crime. Com esse aplicativo, você pode fazer qualquer tipo de denúncia. Uma lista de crimes é mostrada e ao clicar sobre o nome uma tela aparece para que o usuário descreva o crime e, se desejar, pode incluir as fotos, vídeos ou mapas.