Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos

O Dia dos Pais surgiu em 1909, nos Estados Unidos, da ideia de Sonora Louis Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, Willian Jackson Smart, que havia criado os filhos sozinho após a morte da esposa.

Conta a história que Sonora assistia a um culto religioso no Dia das Mães, quando teve a ideia de celebrar todos os pais no dia 19 de junho, data de nascimento de Smart. A ideia de Sonora comoveu os habitantes da pequena cidade em que morava e se espalhou pelos Estados Unidos.

Em em 1966, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho, como permanece até hoje nos EUA e em diversos outros países. Mas, foi somente em 1972 que o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do Dia dos Pais.

No Brasil – No Brasil, o Dia dos Pais surgiu da cabeça do publicitário Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima. A motivação era movimentar o comércio.

Assim como o país tem maioria católica, a data escolhida por ele foi 16 de agosto para associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado nesta data pela Igreja Católica.

A data fixa idealizada por Bhering não vingou por inteiro e nos anos seguintes, foi transferida para o segundo domingo do mês de agostoe assim permanece até hoje.

No mundo – A comemoração pelo Dia dos Pais muda muito nos demais países. Em 38 países, inclusive na maioria das nações da América do sul, as celebrações acompanham a data nos EUA, 19 de junho.