Augusto Franco-Bugio está entre as linhas mais visadas dos assaltantes



Segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Sergipe (Sintra) as linhas mais visadas por assaltantes são: Santa Maria-Mercado (Linha 004), a 080 (Bugio-Atalaia), 040 (Marcos Freire II-Dia) e todas que fazem o complexo que engloba o Parque dos Faróis e Conjunto Jardins, em Nossa Senhora do Socorro.

O levantamento é feito com base nos Boletins de Ocorrência das delegacias, encaminhados pelas empresas de ônibus ao sindicato. Este ano, já foram contabilizados 668 assaltos, 38 só este mês de agosto. Na terça-feira, 15, foram registradas três ocorrências.

De acordo com o secretário-geral do Sintra, Valtenis Porto, houve uma redução significativa em relação aos números de assaltos, embora ainda sejam altos. Ano passado, até agosto, já eram mais de 1000 ocorrências. Este ano, até 15 de agosto, foram registrados 668.

arrastãoArrastões – O que preocupa usuários e rodoviários é a modalidade que vem ganhando força desde quando passou a valer o bilhete eletrônico (em 2007). “Os cobradores agora ficam, no máximo, com R$ 110 na gaveta, então os ladrões fazem arrastões e buscam, a principal moeda do usuário – o celular”, disse Valtenis.

Ainda esta semana, o Sintra, o Setransp e a SSP vão se reunir para discutir mais mecanismos para conter os assaltos a ônibus. A qualidade das imagens do circuito interno dos ônibus será levada à discussão. “Se fizer alteração em pelo menos uma das câmeras, melhorando a visibilidade, já vai ajudar bastante”, disse Valtenis.

Os ônibus que foram alvo de assaltos na noite do dia 15 faziam as seguintes linhas: 405(DIA-17 de Março), 001(Augusto Franco-Bugio) e a 020 (Piabeta-DIA). Apenas nesse último (020), foi preso um dos assaltantes. Não houve feridos. Nas três ocorrências, os bandidos estavam armados.

Há duas semanas um cobrador que fazia a linha Parque dos Faróis-Oswaldo Aranha foi ferido no braço durante um assalto. O ladrão fugiu e não foi pego. A polícia está trabalhando com as imagens da câmera interna dos ônibus.