Lula também vai de busão

O busão foi o meio de transporte escolhido pelo ex-presidente Lula, 71 anos, para percorrer 4 mil quilômetros em 20 dias, passando por 28 cidades dos nove estados da região Nordeste. A caravana começou na quinta-feira, 17, pelo estado da Bahia e de lá, Lula segue para Sergipe. Ele chega hoje, 20, em Estância, primeiro município dos quatro que vai visitar no estado de Sergipe.

Esta não é a primeira vez que o ex-presidente percorre o país de ônibus. A caravana “Lula pelo Brasil” se inspirou nas “Caravanas da Cidadania”, entre 1993 e 1996, quando Lula ainda era apenas um líder sindical com pretensões de tornar-se presidente.  Em três anos, Luís Inácio Lula da Silva passou por 359 cidades de todo o país. O primeiro mandato de Lula começou em 1º de janeiro de 2003.

Agenda – A caravana chega em Estância às 16h, onde receberá título de cidadão estanciano, além de cumprir outras agendas no município distante a 68 quilômetros da capital. Às 19h, chega em Aracaju para um jantar com amigos e pernoitar.

Na segunda-feira, 21, Lula seguirá para o município de Lagarto, às 9h, onde receberá o título de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Sergipe. Às 13h vai para Itabaiana, às 14h almoça com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Luciano Bispo (PMDB). Às 17h segue para a cidade de Nossa Senhora da Glória, onde participa de ato público.  Às 21 horas retorna a Aracaju.

O último de Lula em Sergipe, 22, começa com visita a emissoras de rádio e TV. Às 10h, visita o conjunto habitacional José Eduardo Dutra, no bairro Porto D’Antas, entregue em setembro do ano passado a 1.180 famílias. Neste mesmo local, Lula se encontra com catadoras de mangaba e de aratu. Às 13h almoça no ônibus e às 16h deixa Aracaju e segue para a cidade alagoana de Penedo, às margens do rio São Francisco.

Não é campanha – O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-deputado federal por Sergipe, Márcio Macedo acompanhará Lula durante toda a viagem. Na viagem, o ex-presidente se encontrará com políticos, empresários, sindicalistas e movimentos sociais em eventos nas capitais, cidades próximas e no interior. O projeto “Lula Pelo Brasil” está sendo organizado pelo PT e pelo Instituto Lula, com participação da Fundação Perseu Abramo. A última cidade a ser visitada será São Luís, capital do Maranhão.

Segundo Márcio Macedo, a caravana visa colocar Lula em contato direto com o povo para ver como andam as políticas sociais implementadas no governo dele (2003-2011)  e ouvir as queixas e anseios da população. Macedo disse que Lula é a maior liderança política do país e que se alimenta das inspirações do povo.  A caravana que começa no Nordeste, irá passar pelas demais regiões do país, em data ainda indefinida. “Quero visitar o Sul e o Sudeste, o Norte e o Centro-Oeste. Quero ir para ver como estão estragando o nosso país”, disse em entrevista à Época Negócios no último dia 28.