Quer parar de fumar?



Em Aracaju, 5,4% da sua população fuma e desse percentual, a maioria é do sexo masculino. O dado é do Vigitel, pesquisa do Ministério da Saúde. Nesta terça-feira, 28, é Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para quem quiser parar de fumar, o serviço público dispõe de grupos de ajuda.

CEMARA prefeitura de Aracaju oferta o Programa de Tratamento do Tabagismo, no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco. Qualquer pessoa que deseje parar de fumar pode participar do programa, basta comparecer com documento de identidade e cartão do SUS, para realizar a entrevista e começar o tratamento. O serviço disponibiliza adesivos, medicações e cartilhas que são repassados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e realiza aconselhamento técnico, realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e nutricionista.  O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. Para mais informações ligar para os números: (79) 3179-2743 ou 3179-3004.

O Hospital Universitário também conta com programa antitabagismo. Para ter acesso, o fumante deve procurar a unidade que fica na rua Cláudio Batista, S/N, no bairro Sanatório. O telefone é 2105-1776.

Entre os benefícios de parar de fumar estão a melhora da saúde em geral, reduz danos ao meio-ambiente e o fumante fica livre do “bafo” insuportável.