Meditação ao alcance de todos

Trocar a euforia do dia a dia pela calmaria, descansar mente e corpo e controlar a emoção são alguns dos benefícios de uma técnica milenar que qualquer um pode fazer. Estamos falando da meditação.  Ela estimula a concentração, reduz a depressão e a hiperatividade e faz com que o praticante se cuide mais. Alguns cidades já adotam a prática em suas unidades de saúde Sistema Único de Saúde (SUS). Aracaju ainda não, mas, é possível fazer sozinho, como também em grupos.

Desde março de 2017, a meditação e outras técnicas que promovem a saúde e evitam doenças, passaram a compor o rol de serviços oferecidos pelo SUS. Isso, graças à portaria do Ministério da Saúde, responsável pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Em Aracaju, a Secretaria Municipal de Saúde não oferta a meditação.

O Instituto Athenas realiza semanalmente há cerca de 10 anos, um encontro voltado para a prática da meditação. O instituto fica no bairro São José e é um espaço especializado em saúde e bem estar. O encontro de meditação acontece todas as quintas-feiras, das 18h às 19h e é aberto gratuitamente a qualquer pessoa.

Um estudo de Harvard mostra que a meditação foi capaz de reduzir 40% das consultas médicas.  Para isso é bom tomar a meditação como hábito e, se possível, fazer ao menos 15 minutos todos os dias, afinal a mente não pode se alimentar uma vez por semana, somente. 

A meditação é um processo de tratamento e de cura, dependendo do hábito criado pelo praticante. Os benefícios são gradativos, não são de uma sessão para outra, mas podem ser rápidos sim. O primeiro ganho é o autoconhecimento.

Benefícios da Meditação
– Reduz a ansiedade
– Combate a depressão e o estresse
– Melhora na qualidade do sono
– Evolução na concentração, atenção e memória
– Melhora a respiração

Meditar é concentrar-se no instante presente. Essa concentração deve ocorrer em qualquer atividade realizada ou no momento vivido. É concentrar-se no silêncio, na ação, enfim, é estar presente.

Pode-se meditar, também, de forma guiada. Para isso,  você deve primeiro procurar lugar e posição confortáveis e se concentrar em sua respiração, em uma paisagem ou imagem agradáveis, não se prendendo aos pensamentos que vêm à sua mente, ou melhor, quando vierem, deixe-os passar, como uma nuvem no céu levada pelo vento.

Algumas meditações guiadas:

Meditação para controlar a ansiedade

Meditação Entrego, aceito, confio e agradeço