Onde grandes aviões e carros trafegam pela mesma via



Você sabia que existe um lugar onde a pista de pouso e decolagem de aviões de grande porte é a mesma por onde trafegam ônibus, carros e motos? Existe sim, e fica no minúsculo país chamado Gibraltar, no continente europeu.

O aeroporto de Gibraltar é único no mundo. Construído na 2ª Guerra Mundial, tem pista de pouso com 1.829 metros que atravessa a principal avenida da cidade, a mesma usada por ônibus, carros e motos.

Quando o avião está prestes a decolar ou aterrissar, o sinal vermelho acende e todo o trânsito de veículos terrestres é interrompido por cerca de 10 minutos. Por dia, ocorrem até quatro pousos e decolagens.

Apesar dessa singularidade tão perigosa, nenhum acidente  relacionado a esse estranho tráfego de veículos foi registrado. Mas, afinal, quem se arriscaria desrespeitar o sinal vermelho?

Conheça um pouco sobre Gibraltar:

gibraltar-mapa2Na verdade, Gibraltar não chega a ser um país, mas uma colônia do Reino Unido.

Liga o continente europeu ao africano, entre Portugal e a Espanha numa área de 6,8 km² (bem menor do que o município sergipano de General Maynard, o menor em extensão territorial de Sergipe, com 19 km²).

A população de Gibraltar também é pequena (34.408 habitantes, segundo estimativa do IBGE). Para se ter uma ideia, Poço Redondo, no sertão de Sergipe, tem 34.508 habitantes (Estimativa IBGE 2017).